25 de abril de 2013

Cárie de Mamadeira,você conhece?

Oiee,bem o Quim,nunca pegou mamadeira,mas sempre mamou no peito antes de dormir,eu sempre tento escovar várias vezes por dia os dentes dele,mas tem dia que isso não ocorre como eu queria,indo já já levá-lo ou dentista e você?
 Shutterstock
Com os primeiros dentes do seu filho vêm também os cuidados para evitar - desde cedo - as cáries. O governo de Nova Iorque, Estados Unidos, está discutindo até mesmo colocar no rótulo dos copos de treinamento uma advertência sobre os riscos que ela oferece à saúde bucal dos pequenos. Isso porque a chamada cárie precoce de infância (que também é conhecida popularmente por cárie de mamadeira) surge principalmente quando a criança tem o hábito de mamar durante a madrugada e voltar a dormir sem fazer a higiene da boca.

Segunda a odontopediatra Cíntia P.U. Schames, a cárie de mamadeira é mais comum em crianças de até 2 anos, faixa etária em que acordar no meio da noite acontece com maior frequência e também idade limite indicada para o uso do utensílio. Para piorar, a salivação diminui, reduzindo-se a proteção natural que ela exerce sobre os dentes. E isso é um prato cheio para que as bactérias utilizem o açúcar do leite para produzir ácidos que destroem o esmalte do dente.

É preciso lembrar, ainda, que algumas crianças são mais suscetíveis que outras ao aparecimento das cáries, ressalta a odontopediatra. Mas hábitos de higiene desde cedo garantem uma boca saudável. Nos primeiros dentinhos, a limpeza com gaze ou fralda umedecida em água filtrada basta. Já quando aparecerem os molares, é preciso recorrer a uma escova de cerdas macias, recomendada para a idade do seu filho. O primeiro sinal de cárie são manchas brancas nos dentes, que podem ser revertidas com aplicação de flúor. “Por isso a importância da visita ao dentista já no primeiro ano de vida da criança”, afirma Cíntia.

Mas é claro que você não precisa ficar desesperada se vez ou outra o bebê dormiu antes de você limpar os dentinhos dele. Eventualmente, tudo bem quebrar a rotina de escovação. Apenas cuide para isso não acontecer com frequência. Para quem está com dificuldade de tirar a mamadeira da madrugada, a odontopediatra Lucia Coutinho dá uma dica: "dilua o leite com água até que a criança perca a vontade de consumir o líquido". Aos poucos, ela explica, essa transição vai ficando mais fácil.


Como evitar a cárie
Se o seu filho só dorme com a mamadeira, na mamada antes de dormir, ofereça apenas água;
Evite usar a mamadeira para confortar o bebê. Para que ele vá deixando o hábito de acalmar-se sugando, comece a ensiná-lo a beber no copo ou na caneca por volta do primeiro aniversário;
Se ele usa chupeta, evite mergulhar o acessório em mel ou líquidos açucarados;
Sempre que oferecer sucos a criança, mesmo que sem açúcar, faça a higienização dos dentinhos em seguida;
Água de coco também contém açúcar, por isso, vale o mesmo conselho acima;
Não deixe a mamadeira na mão da criança para evitar que ela fique o dia todo bebericando;
Evite adicionar açúcar às bebidas e alimentos de seu filho;
Visite um odontopediatra assim que os primeiros dentes de leite irromperem na boca do bebê
Fonte Revista Crescer