27 de setembro de 2012

Sombras básicas por Mac Maniaca

Andando pelos blogs da vida (sim eu ando não navego kkk) achei um post interessantissimo sobre,quais as cores básicas para ser ter de sombras a Karen Lommez foi quem escreveu o post lá no blog Mac Maniaca,mas ela friza bem que são as cores o foco do post e não a marca em si (posso falar tem marcas brasileiras ou não que tem cores semelhantes e até melhores que a marca que ela cita como exemplo) devemos levar em consideração nosso $$ e não a moda,então vamos ver o que a Karen falou para gente!!

Outro dia recebi um e-mail de uma leitora que me pedia dicas de sombras básicas da M.A.C ou, como ela chamou, uma "cesta básica". Dei as indicações por e-mail, mas prometi este post, mostrando para todas vocês quais são os tons de sombra essenciais para quem está montando um kit de maquiagem básico.

Neste post, o mais importante é que vocês entendam que as sombras mostradas são apenas sugestões de cores que eu considero coringas, democráticas e fáceis de usar e de combinar. Não quer dizer que apenas estas sombras indicadas configurem uma boa seleção nem que a M.A.C seja a única marca capaz de fornecer a cartela de cores mínima, que toda mulher deve ter.
Independente da marca ou do preço, atenham-se às cores e aos acabamentos indicados, ok?

Sombras para o dia-a-dia


Escolhi para uso cotidiano, no trabalho e em situações informais, quatro sombras:

1 - Da Bling (veluxe pearl) - rosa com brilho dourado. Trata-se de um rosa mais natural, nada azulado, com boa pigmentação e cintilância. Ideal para "aquecer" as pálpebras numa maquiagem bem leve e natural, quase nada, sem muita intenção. O tom da sombra escolhida deve acompanhar o tom da pele. Em morenas um rosê e em mulatas e negras um tom de cobre não muito metalizado e avermelhado fazem esta função. É interessante que tenha uma cintilância leve para iluminar as pálpebras com sutileza. Adoro usar blushes nesta função. Procuro este efeito quando quero dar uma levantada na expressão e passar um ar saudável e "não produzido".

2 - Shroom (satin) - bege claro com leve cintilância. Temos aqui uma sombra iluminadora bem suave, de aparência perolada sutil e de acabamento acetinado. Quando esfumada, quase desaparece, deixando apenas um toque de luminosidade. Também gosto da Vanilla, bege muitíssimo claro, aveludado e com pouco brilho. Uma outra opção de sombra iluminadora, só que bem forte, é a Nylon, dourado bem pálido e claro e bastante cintilante. Esta, prefiro usar pontualmente, em pequenas áreas. Das três citadas, a Shroom é a mais versátil e usável. Em mulatas e negras as iluminadoras devem ser aplicadas em pequenas quantidades e bem esfumadas, para evitar um contraste muito grande. Tons puxados para o dourado claro ficam incríveis. 
  
3 - Brun (satin) - marrom bem escuro, opaco ou com pouco brilho e de textura acetinada. Não é avermelhado (terroso) nem clarinho, é castanho. Um clássico para todos os tons de pele, para todas as ocasiões. Define, marca o olhar.   

4 - Kid (veluxe) - bege médio e matte, de textura fina e sedosa. É aquele tom um pouco mais escuro que o tom da pele, que serve para aprofundar o olhar de forma bem natural. Também funciona muito bem como sombra de transição entre as sombras das pálpebras móveis e as dos supercílios (iluminadoras).

Outra sombra fundamental é a preta matte. Eu, particularmente, não sou fã da Carbon da M.A.C. Acho-a seca demais e isso dificulta a esfumar. Entre as pretas, gosto muito das da Koloss (aqui), da Inglot e da Urban Decay (aqui). Outra muito boa é a Black (ES01) da NYX.

5 - Black - a sombra preta serve para aquele esfumado incrível para a noite, para escurecer os cantos externos das pálpebras, esfumar na raiz dos cílios, usar como delineador com pincel úmido. Mil e uma utilidades. 


Abaixo, amostra no braço, da esquerda para a direira: Shroom, Da Bling, Kid, Brun e Black.


Sombras sofisticadas


Para produções mais elaboradas e efeitos mais glamourosos, sem sair do básico e universal, indico quatro sombras, que são minhas queridinhas da M.A.C. e que podem ser usadas durante o dia ou à noite. 

1 - Patina (frost) - é um marrom taupe com brilho dourado, cintilante, mas muito suave e aveludada. Ideal para quem quer ir de dourado, mas de forma sutil e nada óbvia, ela é super elegante. Serve para o dia a para a noite, para todos os tons de pele.

2 - Trax (velvet) - tom de ameixa com pequenas partículas de brilho dourado que também fica linda em qualquer horário ou situação e tom de pele. Bem esfumada, dá um efeito translúcido e delicado. Mais concentrada fica perfeita para a noite. Fica muito bem em olhos verdes ou esverdeados. A sombra Cranberry, da mesma marca, é um ameixa avermelhado com brilho rosado que também fica incrível, mas é menos básica.

3 - Woodwinked (veluxe pearl) - ouro velho muito pigmentado, macio, aveludado e metalizado. Perfeita para quem quer um dourado intenso, mas não muito amarelado. Clássica e perfeita para a noite, em ocasiões festivas. Deve ser usada com moderação durante o dia. Linda para qualquer tom de pele.  

4 - Club (satin) - é um marrom avermelhado com perolado verde. Por ser "duocromática" permite variar o efeito, o que eu adoro! Bem esfumada, tende para o marrom. Bem concentrada ou sobre base preta, tende para o verde. Fazer um olho com base de lápis preto em toda a pálpebra móvel e depositar a sombra Club por cima, esfumando apenas nas bordas, produz um resultado muito legal, que parece ter sido feito com duas sombras: preto com reflexos verdes na pálpebra móvel e marrom na linha de transferência (côncavo). Adoro! Essa sombra faz o mesmo estilo do pigmento Blue Brown da M.A.C (aqui), de uma das sombras do quarteto Expresso da Avon e de uma das sombras da paleta Comfort Zone da Wet n Wild (aqui). 

Abaixo, amostra no braço, da esquerda para a direira: Patina, Trax, Woodwinked e Club.


Fonte: Mac Maniaca